Making my dreams come true

I belive I can fly ♪

Passaporte 07/08/2011 02:30 PM

Filed under: Application,Dicas,Tutorial — Nessa Riani @ 14:30
Tags: , , , ,

Eu tirei meu passaporte em novembro do ano passado, com a intenção de viajar pra Disney, mas aí acabei resolvendo ser Au Pair e essa foi uma coisa a menos pra resolver.

.

Pra quem está começando o processo agora e ainda vai tirar, vou explicar como que faz.

.

Antes de tudo: NÃO deixa o passaporte por último porque demora MUITO. Eu resolvi tirar em agosto, quando eu ainda tinha planos de viajar, nem conhecia o Au Pair, e só tinha data, pra levar os documentos, final de novembro e era o único lugar disponível, os outros nem tinham mais data. Bom, isso no Rio de Janeiro. Provavelmente, São Paulo deve demorar mais ou menos isso também (se algum paulista quiser se manifestar, eu agradeço), outras cidades eu não tenho nem idéia, mas é melhor não correr risco.

Esclarecido isso, vamos ao passo a passo:

  1. Entre no site da Polícia Federal, vá em Passaporte -> Requerer Passaporte (para brasileiros) -> emissão de passaporte. Ou, como eu estou boazinha, clique aqui que já vai direto pro formulário.
  2. Preenche tudo direitinho:

    Na primeira aba, preenche seus dados pessoais (nome, filiação, data e local de nascimento, estado civil, nacionalidade, sexo e se já mudou o nome).

    Na segunda aba, seus documentos (identidade, cpf, certidão de nascimento, título de eleitor, passaporte antigo, situação militar). Aqui, pode preencher só o que quiser. Eu coloquei identidade, cpf e título de eleitor.

    A terceira aba é de dados complementares (profissão, e-mail, nacionalidade dos pais e endereço).

    E, na quarta e última aba, você seleciona o local de atendimento, digita o código de verificação e envia o formulário.

  3. Depois que você clicar em enviar, vai abrir um calendário com as datas disponíveis, você seleciona e ele te mostra os horários. Caso o local que você tinha selecionado não tiver mais data, o site te dá as opções pra escolher outro (se eu tiver escrito besteira, me corrijam, já tem um ano que eu fiz isso.).
  4. Depois de data e horário selecionados, vai abrir uma página onde você poderá gerar o protocolo (imprimam isso, se possível) e a GRU que nada mais é que um boleto no valor de R$156,07 ouch pra você pagar. A GRU vem com uma data de validade, mas caso você perca a data, ou queira deixar pra pagar mais perto, tem como emitir outro boleto depois, com nova data de validade.
  5. No dia e horário marcados, vá até o posto que você escolheu, arrumada, porque eles tiram a foto na hora, com os seguintes documentos:
    • Documento de identidade
    • Título de eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Na falta dos comprovantes, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais, ou justificativa eleitoral.
    • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para requerentes do sexo masculino.
    • Comprovante bancário de pagamento da GRU.
    • Passaporte anterior, se tiver.
    • CPF
  6. Entregue o protocolo impresso e aguarde. Eles vão te chamar, conferir os documentos, tirar a foto, pegar a assinatura digital e juro que eu não lembro se eles colhem impressão digital, mas whatever. Depois disso, te entregam um papel com as suas informações e a data para retirada anotada.
  7. No dia marcado, vá até o posto que você entregou os documentos, com o papel que eles te deram e o documento de identidade, não lembro se eles pedem, mas é melhor prevenir, e fala que foi retirar o passaporte. Você vai assinar um papel falando que recebeu e pronto.

     .

No dia, é bem simples e rápido, só levar tudo direitinho, o problema é conseguir a data.

Quando pegar o passaporte, antes de assinar o recebimento, confira se está tudo certinho, se não estiver, já manda arrumar ali mesmo, porque se você só perceber um erro depois, acho que tem que pagar por um passaporte novo.

Eu levei uma xerox dos documentos, mas não pediram nadinha, só olharam os originais mesmo.

A declaração da justiça eleitoral eu não faço a menor idéia de como conseguir porque eu guardo os comprovantes de votação. Se alguém já pediu ou souber como faz e quiser dar um help, me fala que eu acrescento aqui.

Alguns postos não precisam de agendamento, é só pagar a GRU e chegar lá com os documentos.

A minha data de retirada do passaporte foi 5 dias depois da entrega dos documentos. O prazo máximo acho que é de uma semana e você tem até 90 dias pra retirar, a partir da data marcada.

Ouvi dizer que os melhores são liberados às segundas-feiras, entre 16 e 17hrs.

Entrem sempre no site pra conferir porque costuma abrir datas mais perto.

.

Para gerar uma nova GRU, clique aqui, para reagendar ou consultar a data marcada, clique aqui e para consultar o andamento do pedido, aqui.

Para outras informações, clique aqui.

.

Beijos.

 

One Response to “Passaporte”

  1. vanessa obrigado pelo comentário…bem eu nem li o app ainda estou super preguiçosa mas vou ver se nessa semana já começo a preencher….Bjs e boa sorte p/ nós….


Deixe um comentário

